domingo, 26 de fevereiro de 2012

Arquiteturando 3 - Vivência de Bioconstrução

Vivência
s.f. Fato de viver, de ter vida; existência.
Experiência de vida.
Processo psicológico consciente no qual o indivíduo adota uma posição valorizante, sintética, que não é apenas passiva e emocional, pois inclui também uma participação intelectual ativa.
Bioconstrução é o termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação.
Esta foi a minha proposta para os dias 18 a 22 de fevereiro (carnaval de 2012), vivenciar práticas de bioconstrução no sítio Morada Natural em Conceição do Rio Verde, MG (330km ao sul de BH).
A fim de preservar e potencializar as energias físicas, emocionais, intelectuais que são comumente desperdiçadas nas folias desta época do ano, fui em busca de algo novo que resgatasse e valorizasse práticas culturais antigas e aplicáveis aos nossos comportamentos contemporâneos.
Com os pés no chão e sem fanatismos, estive "acampada" em um sítio com princípios bem embasados e sustentáveis de agroecologia e bioconstrução, com alimentação ovo lacto vegetariana.
Junto ao casal Shanti e Marcelo, seus filhos Analuz e Cauê, proprietários do sítio e promotores da vivência, somaram-se 27 pessoas. Pessoas que vieram acompanhadas do bem e de boa vontade para encarar uma nova experiência, trabalho em equipe e tudo em plena sintonia.
Diversas histórias e interesses de vida, diversas áreas de atuação profissional, arquitetos, agronônomos, sociólogos, psicólogos, biólogos, estudantes, práticos...a galera esteve unida para uma revisão e/ou afirmação de alternativas de vida, visando a condição de maior satisfação de necessidades presentes de forma que não comprometa a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Num bom mineirês, digo: teve bão!



Agradeço!

http://www.dicio.com.br/vivencia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bioconstrução
http://www.moradanatural.com
Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário