segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Comidinhas e bebidinhas mexicanas

Durante minha estada em Guadalajara-Mx, fui ciceroneada por Carlos, foi uma companhia muito agradável, um novo amigo mexicano!



Como gosto de experenciar culturas, provar as comidinhas e bebidinhas, bueno, o Carlos "se lavou" nessa, era tanta coisa sendo explicada e oferecida...concluímos que precisaria de mais um mês pelo México e estomago de avestruz para tanto chili, sal e limão!
Desconsiderando a cara de morta de cansada, bora destrinchar o que tem na mesa!
#Michelada (na jarra, 1 litro!)
É cerveja, com sal, limão e gelo! Pimenta na borda da jarra!

#Nachos mexicanos
Feijão (frijoles) um caldo mais grosso de feijão vermelho bem temperado, é acompanhado por totopos ("doritos") e queijo (queso oaxaca) derretido por cima, claro sem esquecer das fatias de jalapeno!

#Guacamole
Um creme de abacate (aguacate) temperado com tomates, cebola picadinha, salsinha (cilantro), com totopos! Óbvio que é temperado com chili, sal e limão!



Explicaçao básica das tortinhas que acompanham as comidas. Tostada, é o biscoito de farinha, assado e crocante em forma de círculo.
Totopo, é exatamente a mesma coisa, mas em forma de fatias de círculo, 1/4 da tostada.
Tortilla, é feita da mesma massa, porém é mole, como uma panqueca.

Na ida a Chapala, onde esta o maior lago do México, comi Camarones al coco...que combinação estranha, os camarões eram empanados em coco ralado, acompanhava um molho (salsa) de tamarindo, temperado sabem com o que? Chili, sal e limão! Uma porcão de arroz e frutas.
Tomei tequila, ta ali no cantinho disfarçada! Foi a Cazadores aneja.



Dessa fruta, membrillo, que entendi ser um marmelo, se faz doce.


E também se come fatiada, pasmem, com chili, sal e limão! Como eles dizem, "Pica a língua"! Mas é tri bom, como todas as comidas e pimentas!
A textura é de uma maçã bem firme e gosto peculiar...



Em Tequila....bueno...em tequila, tomei tequila o dia todo...de todos os jeitos...
Blanco, saída da primeira destilação, puríssima, 80% de teor alcoolico!
Reposado, depois de duas destilações, com repouso de 2 meses.
Anejo (é com n com tio, pronuncia anhejo) está envelhecida em barril de carvalho, fica dourada, e tem os tempos de envelhecimento, até 2 e até 5 anos, teor alcoolico de 36%, fracaaaa....hahahahaha
Experimentei licores de tequila (teor alcoolico de 6 a 18%) de amendoa (almendra), de café, de nozes, de ovo, de baunilha, de menta e chocolate.
Docinho de leite, açucar, ovo e tequila, borrachitos, uma delicia!














A comida do dia do aniversário foi a mais típica: birria de chivo!
Claro que descobri o que era antes de pedir...pensei e tal...buenas, mas é típico hahahaha, vou ter que comer.
Quando chegou o prato me apavorei, mas bora lá, e achei bem bom!


É um ensopado de carne de cabrito! Bem temperado, já sabem com o que...e molho de tamarindo, vem cebola picada crua para misturar. A carne é bem desfiadinha. Mas não vou mentir, mesmo tendo gosto bom, tive que fazer um esforcinho pra mandar pra dentro...tinha umas gorduras e pelancas no meio!
Tomei 'agua fresca de naranja'....affff, não é suco de laranja, é agua natural (torneiral, se quer de garrafa tem que dizer mineral, né!) com um "cheiro de laranja" e tem de limão, tamarindo, de jamaica, de arroz...
Tomei margarita de pêssego (durazno).

As companhias destes dois dias foram as mexicanas Cristina, Mayte e Margarita, Sophie é sul coreana.



Fui num festival de Mariachis, em Tlaquepaque. Cheio de tendinhas com mais comidinhas e bebidinhas...não estava muito disposta a experimentar mais nada, mas quando vi, tinha na minha mão, um copo de sei lá o que.
Tinha uma raspadinha de gelo, que chamam de nieve de limão, o líquido era meio grosso, que descobri ser algo fermentado do milho, chili, sal e limão!

Ainda comi mais guacamole, que adoro desde sempre!

Ah! Fato "increíble" o croissant da Starbucks coffee, com essencia de limão!!! Como isso? Não deveria ser padrão, como Mcdonalds? Nãoooo, estamos no mexico, tudo leva chili, sal e limão....hahaha

Comi hamburguesa....já sabem com o que....



Hasta luego! Rumo a ciudad de mexico!

Posted using BlogPress from my iPad

Um comentário: