terça-feira, 11 de outubro de 2011

Compartilhando 3 - Banana

Eu sempre amei banana! Especificamente a banana prata!
Tínhamos bananeiras na nossa casa da Álvaro Chaves em Pelotas, onde morei dos 9 aos 24 anos.
Banana todo dia! Uma, duas ou três!
Nas saídas de campo da faculdade todos já sabiam que eu tinha uma penca de banana pra compartilhar! E quem levava banana sempre vinha me oferecer!
Ganho banana de presente! A última penca que ganhei foi da Daura em Serra Pelada! Adoro!
Mamis fazia bolo de nata coberto com banana caramelada!
Fazíamos pasta de banana, bananinha seca, torta de aveia com banana...
Farofa com banana, banana caramelizada ou a milanesa!
Banana no pão, banana com arroz e feijão! Banana amassada com mel!
Ah, como Eu amo banana!!!






Ah! Lembrei...vou procurar alguma foto com o quadro que tinha no meu quarto do apê da Barão, onde morei dos meus 2 aos 8 anos de idade...foi o pai que pintou! Quando achar, posto no blog!!!!

Estou há 75 dias sem banana...na zoropa não encontrei...só encontro a que vem da Martinica que é a nanica, apesar de ela ser "caturra"!

Bueno...pra reforçar meu amor pela banana!!!
Saiu na Zero hoje, todos pontos positivos da banana! Viva!

Banana: saiba mais sobre a fruta que só faz bem
Fruta mais célebre do Brasil promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo
10/10/2011 | 06h30min


Esqueça a ideia propagada pela marchinha de Carnaval. Os benefícios da banana são muito maiores do que o slogan “engorda e faz crescer”. Ela é uma excelente aliada para a boa saúde. Rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, a fruta mais célebre do Brasil promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.

A banana contém três tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, que combinados com as fibras, promovem grande energia: como tem 22% de carboidratos, ela é realmente mais calórica do que algumas outras frutas: uma unidade (70 g) de banana-prata fornece 62 calorias.

— Apesar disto, ela em alto valor nutricional, provoca sensação de saciedade e pode fazer parte da alimentação se consumida com moderação, sem contribuir para o ganho de peso — afirma a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat.

O indicado é comer, no máximo, duas unidades por dia. Um estudo realizado por três prestigiadas universidades (Berkeley, Cambridge e Twickenham), buscou o alimento considerado perfeito e completo em sua composição e ao alcance da maioria da população. Foi mostrado que, para pessoas que desejam uma solução rápida, não há melhor alimento do que a banana. Uma outra pesquisa, publicada no Journal of the American College of Cardiology, ressaltou que ela melhora a fluidez do sangue, evitando a formação de coágulos. Segundo os cientistas, quem come três bananas por dia tem risco até 21% menor de sofrer um acidente vascular cerebral.

Saiba mais sobre a banana

:: A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor, portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão.

:: Por conter ferro, estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.

:: Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.

:: Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.

:: A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

:: Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

:: Seu alto teor de vitamina B acalma o sistema nervoso.

:: A fruta ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo.

:: A banana também diminui as cãimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina.

:: Tem baixo teor de gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E e os minerais fósforo, cálcio, ferro e potássio, sua grande arma, que ajuda a evitar cãimbras e dores musculares.


http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Segundo Caderno&newsID=a3517529.xml


- Posted using BlogPress from my iPad


Nenhum comentário:

Postar um comentário