sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Provocações 2 - entre sem bater

Os escritórios containers são ótimas opções de espaço de produção para grandes empresas quando o período de tempo a ser utilizado é específico e breve, tornando-se temporários.
Trabalhei em uma "eficiente lata de sardinha" dessas por um ano!
Eram 20 unidades ao todo, que foram dispostas lado a lado e então unificadas pela presença de uma calçada frontal e cobertura com grande beiral*.


Foto: Eugenio Morales
A fachada de cada escritório provisório era dotada de uma janela e uma porta. Por questões de conforto térmico, a janela possuía uma película com alto grau de escurecimento, o que também dificultava a visualização interna daqueles que estavam no exterior.

Incialmente cada escritório foi identificado por números!
Seria a imposição da impessoalidade do estado provisório ou a de um ambiente corporativo?

Na sequência, foram acrescidas plaquinhas com o nome do setor correspondente. Plaquinhas padronizadas com a simples idéia de informar o conteúdo das "latinhas".







E eu, então, com a simples idéia de provocar, escrevi de próprio punho, na plaquinha que identificava o meu escritório a seguinte observação: "entre sem bater".



Contrariando o que por vezes se vê, "entre" ou ainda o distanciador "bata e aguarde".

Vou confessar que de início a idéia mesmo era personalizar a minha plaquinha e... tudo bem, pode-se entender com uma pequena rebeldia, pois era como se tivesse "pichado" uma das plaquinhas timbradas e comportadas.
Mas acima de tudo, intentei também fazer com que, quem viesse ao meu escritório, se sentisse bem vindo antes mesmo de entrar!
E por estar num ambiente de trabalho, se veio falar de trabalho, adentre sem delongas!

Essa simples frase rendeu comentários, desconcerto de hábito, risadas... Eu também me divertia cada vez que alguém entrava.
As pessoas justificavam porque tinham entrado sem bater!
Outras confirmavam se realmente era pra entrar sem bater...
Outros ainda, batiam, entravam e se desculpavam porque tinham batido....
Isso tudo sempre com sorriso no rosto...e mais engraçado era ver a recorrência de ação, muitas vezes as mesmas pessoas faziam os mesmos comentários!


*beiral: avanço do telhado, aba que fornece sombreamento e proteção da chuva.


Nota mental para próxima postagem Provocações: anão de jardim da amelie poulain


- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário